quarta-feira, 8 de abril de 2015 | By: Cinthya Bretas

Neurastenia ou Síndrome da Fadiga Crônica : São os Tempos Modernos

                              NEURASTENIA. Este era o nome que  dava, George Beard em  1869 a um quadro onde a fadiga alcança seu estado insuportável abarcando o físico e o emocional.
               É o que atualmente se chama Síndrome da fadiga Crônica embora a medicina venha tentando validar e consolidar os sintomas como algo de ordem estritamente física atribuído ao  vírus Epstein  Barr.

Mas, pode-se realmente atribuir todos os casos com sintomatologia semelhante à este vírus?

O fato é que se trata de um conjunto de sintomas que define um dos transtornos mentais mais comuns na população na atualidade.
Você me perguntará, transtorno mental? Mas como se o sujeito está cansado, com dores etc? 
Não é no corpo que se sente o cansaço? 
 Sim é verdade, ela aparece no corpo mas na verdade é um conjunto de sintomas cuja origem,

ainda que hajam dúvidas, são inegavelmente emocionais. Vamos conferir?
Sabe aquele individuo que está sempre procurando ajuda médica, com sintomas somáticos difusos os quais tem sempre muita dificuldade de descrever e de associar a alguma  situação que os tenha desencadeado? Normalmente acomete trabalhadores cujas atividades profissionais são extremamente exigentes em termos de responsabilidade ou precisão. Existe muita tensão no cotidiano.
No incio da era industrial a Neurastenia era uma praga que acometia a população trabalhadora e entre 1870 e 1930, ela era quase sempre concebida como "um estado generalizado de fadiga e exaustão dos nervos" decorrente do ritmo frenético da vida urbana. A cena de Chaplin em Tempos  Modernos onde o operário exausto  trabalha "automatizado" meio dormindo, meio acordado, ironiza justamente esta endemia da Revolução Industrial. Agora, isto acontecia nos primórdios  da era moderna quando o sujeito era confrontado com novas exigências trazidas pela produtividade e consumo. E hoje?  Qual o nível de exigência ao ao qual somos expostos em nosso cotidiano laboral? Sucesso, eficiência ,  ascensão social rápida . 
Na Neurastenia o doente queixa-se de fraqueza física e mental e de nervosismo e de uma fadiga intensa a dita astenia.
Existe a incapacidade de fazer qualquer esforço, associada a uma perturbação do humor que pode evoluir para a melancolia. 
 Marcado com uma irritabilidade que se mantem constante como fundo emocional, o paciente apresenta preocupação além do comum com a saúde, cefaleias reincidentes e distúrbios no sono. 
Pode se tratar de uma astenia endógena ocorrendo a partir de questões constitucionais ou neurastenia exógena reativa adquirida em decorrência de traumas ou estafa física e mental por exigências da vida ou pela exposição intermitente a intenso stress . 
E se dentro de uma vertente psicanalítica denotaria  um desejo narcísico de regressão à personalidade infantil em outra poderia estar associada a ausência ou descarga inadequada da libido.  
Podemos pensar nesta confluência de elementos que compõe sua sintomatologia e imaginar o que ela nos diz metaforicamente . Pra onde este sujeito diante das exigências do sucesso profissional esta despejando completamente sua libido ? 
Freud alude  na neurastenia uma via de acesso à hipocondria quando o doente se via tomado pela neurose de angustia (1894:34)
A neurastenia apresenta um grande leque de sintomas que podem variar entre:
exaustão geral com cansaço e sensação de peso nas pernas; espasmos musculares(cãibra), cefaléias e dores musculares; medos mórbidos; insônia; desinteresse; dificuldade de concentração e do raciocínio. Um distúrbio num órgão especifico principalmente de origem gastrointestinal é recorrente e um desconforto físico generalizado é marcante
Surgem diferentes manifestações do sistema nervoso autônomo (aumento da frequência cardíaca, hipotensão ao ficar em pé, dilatação da pupila, entre outros);sintomas isolados como impotência sexual, frigidez, irritabilidade, dispepsia, náuseas, alterações visuais são constantes.
 Se achou em algum deles ?? Pois é. 

Obviamente tais sintomas em separado ou em conjunto podem ser decorrentes  de  questões físicas e devem ser investigados. No entanto não sendo encontrado nenhuma origem física concreta seria interessante encontrar uma resposta para os sintomas investigando através de outro caminho. 

Este cansaço desistente  acompanha uma fatia especifica da sociedade e houve um tempo bem recente em que foi denominada "gripe Yuppie" porque acometia sujeitos obsessivamente empenhados na escalada profissional e se instalava apos uma gripe forte que os obrigava a se afastar da sua posição de competição profissional durante tempo mais do que o esperado. Sim , é uma sintomatologia  que em aspectos psíquicos pode ser confundida com depressão. 
Como se o corpo  sinalizasse uma mensagem da Alma dizendo que não quer mais continuar.
A Neurastenia hoje é vista como um conjunto de sintomas que falam de um sofrimento maior de origem psíquica, decorrente de algum  conflito ou sofrimento ao qual o sujeito não consegue permissão interna para entrar em contato pela via consciente.
Mas você pode optar por se permitir abrir este dialogo com seu corpo e sua alma. Quer tentar? 

0 comentários:

Postar um comentário

Diga o que pensa